Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação tardia em rinoplastia estética em um centro acadêmico de referência

A cirurgia estética tem por fundamento a melhora estética dos pacientes. O resultado das cirurgias é avaliado de modo subjetivo na maioria dos serviços. OBJETIVO: Avaliar objetivamente o grau de satisfação dos pacientes um ano após a rinoplastia, utilizando o questionário Rhinoplasty Outcome Evaluation, num centro acadêmico de referência. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram selecionados 69 pacientes no serviço de otorrinolaringologia, operados por médicos residentes do terceiro ano no período de Janeiro a Dezembro de 2007 que responderam o questionário traduzido pelos autores do estudo. RESULTADO: Obtivemos uma média de 73,25% de grau de satisfação para rinoplastia primária e 72,02% para secundária. CONCLUSÃO: O grau de satisfação apresentado pelos pacientes foi considerado muito bom.

avaliação de resultado de intervenções terapêuticas; cirurgia plástica; estética; rinoplastia


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br