Acessibilidade / Reportar erro

Diferentes técnicas para colocação de enxerto de extensão caudal em rinoplastia Como citar este artigo: Sazgar AA, Kheradmand A, Razfar A, Hajialipour S, Sazgar AK. Different techniques for caudal extension graft placement in rhinoplasty. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:188–92.

Resumo

Introdução:

O enxerto de extensão caudal é geralmente um enxerto de cartilagem que se sobrepõe à margem caudal do septo nasal. Uma combinação do enxerto de extensão caudal e a técnica de tongue-in-groove é usada para estabilizar a base nasal, definir a projeção da ponta e refinar a relação alar-columelar.

Objetivo:

Apresentar algumas novas modificações na colocação dos enxertos de extensão caudal na rinoplastia.

Método:

Revisão retrospectiva de um banco de dados prospectivamente coletado de 965 pacientes que se submeteram a rinosseptoplastia de junho de 2011 a julho de 2015. Desses, 457 pacientes necessitaram de enxerto de extensão caudal e foram incluídos no estudo. O seguimento mínimo foi de 13,2 meses, com tempo médio de seguimento de 17,4 meses.

Resultados:

Na maioria dos casos, a comparação das fotografias antes e após a cirurgia foi satisfatória e apresentou melhora do contorno. Pequenas deformidades foram detectadas em 41 pacientes e 11 pacientes necessitaram de cirurgia de revisão.

Conclusão:

Com essas modificações, o cirurgião pode usar o enxerto de extensão caudal mesmo em desvios angulares do septo caudal. Vários métodos têm sido propostos para correção do desvio septo-caudal.

PALAVRAS-CHAVE
Desvio de septo; Enxerto de extensão caudal; Técnica de tongue-in-groove; Rinosseptoplastia

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br