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Fisioterapia aquática: uma opção de reabilitação vestibular* Peer Review under the responsibility of Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

Resumo

Introdução:

A reabilitação vestibular se consolida como um recurso fundamental para o controle de sintomas vestibulares e sua feitura no meio aquático é considerada segura para as atividades físicas dos idosos, atua simultaneamente nas desordens musculoesqueléticas e na melhoria do equilíbrio.

Objetivo:

Avaliar os efeitos de um protocolo de fisioterapia aquática em indivíduos com alterações vestibulares periféricas.

Método:

Estudo de caso intervencional com amostra intencional pareada de quatro sujeitos, selecionados por conveniência, diagnosticados com vestibulopatias periféricas. Os sujeitos foram submetidos a 12 sessões de fisioterapia aquática para reabilitação vestibular. Foram avaliados quanto à tontura em três momentos: inicial, após seis sessões e ao término dos atendimentos. Os testes aplicados foram: o apoio unipodal para mensurar o equilíbrio estático, a prova dos passos de Fukuda que estima o equilíbrio dinâmico e o protocolo dizziness handicap inventory com o objetivo de verificar o quanto a tontura influencia na vida cotidiana.

Resultados:

Ao analisar o equilíbrio estático, inicialmente os indivíduos se encontravam nas dimensões adaptativas e anormais e ao término do protocolo todos atingiram a normalidade. Em relação ao equilíbrio dinâmico, os indivíduos inicialmente apresentavam grande comprometimento no desvio angular principalmente para o lado da patologia (75% à esquerda e 25% à direita), conseguiram uma melhoria no fim do estudo. Todavia, não conseguiu atingir a significância estatística. O dizziness handicap inventory obteve diferença estatisticamente significante em sua totalidade (p = 0,0414), onde aborda os fatores físicos, funcionais e emocionais.

Conclusão:

O protocolo de fisioterapia aquática voltado para reabilitação vestibular de pacientes com comprometimento periférico foi avaliado de forma positiva pelos participantes, considerando-se a melhoria no quadro de tontura (estática e dinâmica) e do seu impacto nas atividades cotidianas.

PALAVRAS-CHAVE
Sistema vestibular; Reabilitação vestibular; Fisioterapia aquática; Tontura

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