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Level of satisfaction of clients of public pharmacies dispensing high-cost drugs in Espírito Santo, Brazil

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de satisfação dos serviços farmacêuticos e a determinação do perfil socioeconômico de clientes de farmácias públicas. Trata-se de um estudo observacional transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi calculada através de dados da quantidade mensal de pacientes atendidos nas farmácias e estratificada para cada unidade do Estado. Os dados foram analisados por meio programa SPSS 11.5, observando-se as frequências relativas simples para as variáveis qualitativas. Para as variáveis quantitativas efetuaram-se análise de variância de uma via (ANOVA) e teste post-hoc de Fisher. Os dados foram expressos como a média ± desvio padrão (DP). Os resultados revelam que, em geral, os usuários atendidos nas farmácias cidadãs estão satisfeitos com os serviços, porém, quando estratificado por pergunta, avaliou-se que a maior satisfação está relacionada apenas aos aspectos estruturais e organizacionais e que o serviço farmacêutico é insatisfatório. Quando relacionada à satisfação com as características socioeconômicas, observou-se diferença entre tempo de espera (39.07 ± 19.53), de atendimento pelo farmacêutico (8.91 ± 5.14) e escolaridade. Conclui-se que os usuários estão satisfeitos com os serviços das farmácias cidadãs estaduais do Espírito Santo, porém deve haver melhora em relação ao atendimento farmacêutico e à relação interpessoal entre profissionais de saúde e usuários do sistema público de saúde brasileiro.

Unitermos:
Farmácia Cidadã; Sistema Único de Saúde; Assistência Farmacêutica.

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