Acessibilidade / Reportar erro

A IRRUPÇÃO DOS NATIVOS DIGITAIS NO QUADRO MIDIÁTICO CHILENO: análise do impacto acadêmico na web e redes sociais (2004-2022)

RESUMO

Esta pesquisa constrói um mapa atualizado da imprensa chilena, analisa o compromisso com o desenvolvimento na web e nas redes sociais e avalia em que medida o novo ambiente de comunicação recebe atenção dos pesquisadores ao identificar os critérios coletivos ao abordar o objeto “imprensa chilena”. Metodologicamente, trabalha-se o conceito de impacto acadêmico e foi utilizada uma técnica automatizada em Python para medi-lo, as audiências da web são medidas com dados da Similarweb e são utilizadas técnicas de sucateamento para impacto social no Facebook e Twitter. Entre os principais resultados do estudo, revela-se como a mídia disruptiva é liderada pelos nativos El Mostrador, CIPER e Terra em conjunto com os jornais Publimetro e The Clinic. Além disso, confirma-se a sobre-representação dos grandes títulos (El Mercurio e La Tercera), reduzindo a projeção tanto das novas mídias digitais, no caso de El Desconcierto, e outras de natureza cidadã quanto local e hiperlocal como El Observatodo. Por fim, é feita uma crítica ao processo de seleção de mídia realizado pelos autores da academia.

Palavras-chave
Chile; Imprensa; Mídia online; Audiências; Análise das redes sociais

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com