Acessibilidade / Reportar erro

Dificuldades em dizer a verdade: composição de uma atividade filosófica e desdobramentos em rigores-acontecimentos

Resumo

Neste ensaio, buscamos problematizar os modos de enunciação e validação da verdade a partir de práticas discursivas que sustentam o rigor matemático. Questionamos os aspectos e circunstâncias pelos quais uma verdade se constitui como tal, visando entender seu funcionamento no interior da Matemática. Para tanto, o texto é dividido em três atos, que buscam desenvolver a hipótese de que, sendo o rigor uma prática, ele é um evento.

Filosofia da Educação Matemática; Filosofia da Matemática; Arqueologia; Michel Foucault

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com