Resumo
Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo explorar o perfil de comunicação matemática de futuros professores de Matemática em profundidade, ao mesmo tempo em que examina seus níveis de ansiedade matemática. A comunicação matemática envolve a entrega de ideias e entendimentos matemáticos por meios verbais e não-verbais, usando linguagem matemática na forma de símbolos, sinais, termos, fórmulas, imagens e palavras. Os sujeitos do estudo foram dois alunos do quinto semestre de programas de estudo de Educação Matemática, um com alta ansiedade matemática (HMA) e outro com baixa ansiedade matemática (LMA). Os dados foram coletados por meio de vários métodos, incluindo testes, tarefas, questionários e entrevistas. Os resultados do estudo indicaram que o aluno do HMA transmitiu com precisão as ideias por escrito, mas foi menos sistemático e lógico, enquanto o aluno do LMA expressou as ideias de maneira correta, sistemática e lógica, mas, em alguns momentos, cometeu erros técnicos acidentais. Além disso, o aluno do HMA não prestou muita atenção à regularidade e precisão de seus pensamentos durante a comunicação oral. Em contrapartida, o aluno da LMA demonstrou forte interesse em aprender e foi capaz de transmitir suas ideias de maneira sistemática, lógica, detalhada, completa e correta.
Comunicação Matemática; Ansiedade Matemática; Precisão; Coerência; Clareza