Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência da síndrome pré-menstrual em acadêmicas do curso de enfermagem de uma universidade pública: estudo transversal

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A síndrome pré-menstrual (SPM) é um conjunto de alterações físicas, de humor, cognitivas e comportamentais, iniciadas entre as duas semanas prévias a menstruação, que podem causar desgastes no rendimento pessoal, acadêmico e profissional da mulher. O objetivo deste estudo foi identificar a prevalência da SPM em acadêmicas do curso de enfermagem.

MÉTODOS:

Estudo transversal realizado por meio de um questionário virtual sobre características sociodemográficas e ginecológicas e o questionário Premenstrual Symptoms Screening Tool (PSST), que busca sintomas físicos e psicológicos da SPM, interferência dos sintomas no cotidiano, e estabelece uma triagem positiva para SPM.

RESULTADOS:

Foram recrutadas 114 acadêmicas da graduação em enfermagem. As características mais prevalentes foram a faixa etária entre 18 e 23 anos, solteiras e cursando o 5° ou 6° período do curso. Ademais, a maioria com menarca entre 11 e 13 anos, com fluxo menstrual de 3 a 5 dias. Destas, 40,4% usavam métodos contraceptivos hormonais e 37,7% não usavam nenhum tipo de método contraceptivo. A prevalência encontrada de SPM foi de 61,4%. Os sintomas mais frequentes foram sintomas físicos (93,9%), raiva/irritação (91,2%), vontade de chorar/aumento da sensibilidade (88,6%), ansiedade/tensão (86,8%) e interesse diminuído nas atividades sociais (85,1%). Estes sintomas interferem no relacionamento com a família (81,6%), nas atividades de vida social (80,7%), na eficiência no trabalho ou faculdade/produtividade (79,8%), nos relacionamentos com os colegas de trabalho/faculdade (77,2%) e nas responsabilidades de casa (75,4%).

CONCLUSÃO:

A SPM é prevalente entre as acadêmicas do curso de enfermagem e seus sintomas afetam o cotidiano desta população, interferindo nos seus relacionamentos pessoais, sociais e atividades acadêmicas.

Descritores:
Distúrbios menstruais; Estudantes; Qualidade de vida; Saúde da mulher; Síndrome pré-menstrual

DESTAQUES

A síndrome pré-menstrual é prevalente entre acadêmicas do curso de enfermagem.

Os sintomas da síndrome pré-menstrual afetam o cotidiano de acadêmicas de enfermagem.

Os sintomas físicos são os mais frequentes entre acadêmicas de enfermagem.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br