Acessibilidade / Reportar erro

Utilização da cannabis medicinal no tratamento da endometriose

DESTAQUES

  • Endometriose é uma doença muito prevalente no mundo.

  • O uso da cannabis para tratamento de dor crônica já é consagrado.

  • Faltam estudos que suportem o uso da cannabis na endometriose.

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A endometriose é uma afecção ginecológica comum que atinge de 10% a 15% das mulheres no período reprodutivo e até metade das mulheres com dor pélvica crônica e/ou infertilidade. Estima-se que o número de mulheres com endometriose seja de 8 milhões no Brasil e de mais de 190 milhões no mundo. Em países industrializados, é uma das principais causas de hospitalização ginecológica. O objetivo deste estudo foi avaliar a literatura médica sobre o uso da cannabis no tratamento da endometriose.

CONTEÚDO:

A cannabis está cada vez mais disponível para o tratamento da dor crônica, mas sua eficácia permanece incerta devido à insuficiência de estudos randomizados.

CONCLUSÃO:

As evidências limitadas sugerem que a cannabis pode aliviar a dor em alguns pacientes, mas existem evidências insuficientes em relação a dose, formulações e melhor via de administração, o que impede uma recomendação definitiva da cannabis para alívio da dor pélvica crônica de origem ginecológica.

Descritores
Cannabis; Endometriose; Tratamento farmacológico.

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br