Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de dor crônica e análise da força de preensão manual em idosos institucionalizados

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Os distúrbios musculoesqueléticos se acentuam com o avanço da idade. Dentre eles, a dor crônica pode influenciar em diversos aspectos funcionais, como a força de preensão manual, especialmente em idosos institucionalizados. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência de dor crônica e analisar a força de preensão manual em idosos institucionalizados.

MÉTODOS:

Estudo transversal de base populacional, realizado em instituições de longa permanência de Passo Fundo/RS (2016-2018). A população foi composta por 281 residentes, avaliados quanto às variáveis sociodemográficas (registros médicos), a força de preensão manual (dinamometria manual) e a dor crônica (autorrelato). A análise estatística utilizou a estatística descritiva e o teste t Student de amostras independentes (p≤0,05).

RESULTADOS:

A amostra foi composta por 173 idosos (80,95±8,94 anos). A maioria residia em instituições privadas, eram mulheres, viúvas e com escolaridade de 1 a 8 anos. A prevalência de dor crônica foi de 39,3% e a força de preensão manual média foi de 7,0±6,42kg (mão direita) e 6,24±5,96kg (mão esquerda). A força de preensão manual foi maior nos grupos dos idosos do sexo masculino (mãos direita e esquerda: p=0,000) e dos idosos não longevos (mão direita p=0,017; mão esquerda p=0,002). Não houve diferença nos valores de força de preensão manual entre os grupos com e sem dor crônica (p>0,05).

CONCLUSÃO:

Idosos institucionalizados apresentam uma expressiva prevalência de dor crônica e valores de força de preensão manual muito abaixo do esperado, sendo influenciada pelo sexo e pela idade.

Descritores:
Dor; Força da mão; Sexo e saúde; Instituição de longa permanência para idosos; Longevidade; Perfil de saúde

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br