Acessibilidade / Reportar erro

Indicação do uso de canabinoides

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O uso cada vez mais disseminado dos canabinoides no controle da dor aguda e crônica gera uma necessidade urgente do estudo de como os canabinoides agem nos receptores CB1 e CB2 e quais seus efeitos no organismo. É importante entender a diferença de ação entre os canabinoides naturais (canabidiol, delta 9-tetrahidrocanabinol, canabigerol, canabinol, terpenos) e os sintéticos, para que a escolha adequada seja realizada em cada caso, sendo que dependendo da fisiopatologia da dor é mais indicado um ou outro ativo.

CONTEÚDO:

Foram analisados estudos coletados na Pubmed, Cochrane Library e Web of Science. Os estudos se concentram em canabinoides naturais (canabidiol, delta 9-tetrahidrocanabinol, canabigerol, canabinoil, terpenos) e canabinoides sintéticos no uso para o tratamento da dor crônica, sua ação no sistema endocanabinoide através da ativação do receptor CB1 e CB2 e seu efeito após ativar esse receptor, visando compilar qual canabinoide é mais indicado no tratamento da patologia álgica.

CONCLUSÃO:

O assunto ainda requer muito estudo e diariamente novos artigos vem sendo publicados. A análise dos estudos deve ser realizada com critério para avaliar sua seriedade. O sistema endocanabinoide está intimamente ligado ao tratamento da dor crônica e alguns canabinoides como: canabidiol, delta 9-tetrahidrocanabinol, canabigerol, canabinoil, assim como alguns terpenos já são considerados importantes no tratamento da dor crônica inferindo efeito poupador de opioides, anticonvulsivantes, antidepressivos entre outros.

Descritores:
Canabidiol; Canabigerol; Canabinoides sintéticos; Delta 9-tetrahidrocanabinol; Dor crônica; Terpenos; Tratamento dor crônica com cannabis medicinal

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br