Acessibilidade / Reportar erro

Artrocentese da articulação temporomandibular: uma proposta de técnica. Relato de caso

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

: A artrocentese e um tratamento eficaz para diminuir ou abolir a dor, aumentar a máxima distância interincisal e eliminar o derrame articular em pacientes com deslocamento de disco sem redução. O objetivo deste estudo foi expor e discutir uma nova proposta técnica de artrocentese da articulação temporomandibular aplicada no tratamento de um caso de deslocamento de disco sem redução.

RELATO DO CASO

: Paciente do sexo feminino, 18 anos procurou tratamento devido a dor na articulação temporomandibular e limitação da abertura da boca. A distância interincisal máxima foi de 30,28mm. A ressonância magnética confirmou o diagnóstico de deslocamento de disco sem redução com sinais de derrame articular na articulação temporomandibular direita. A artrocentese foi realizada com o bloqueio anestésico do nervo auriculotemporal, masseterino e temporal profundo posterior. Depois disso, duas agulhas foram inseridas no compartimento superior da articulação temporomandibular. Na segunda agulha foi conectado um cateter transparente e nesse uma bomba de vácuo. Clinicamente, após a artrocentese, a distância interincisal máxima aumentou para 46,25mm e não houve mais dor. Na nova ressonância magnética realizada 180 dias após, não havia mais sinais de derrame articular.

CONCLUSÃO

: A artrocentese da articulação temporomandibular foi eficaz no tratamento do paciente com deslocamento do disco sem redução. O aspecto dessa técnica, que é particularmente relevante para a prática clínica, foi a conexão de um cateter transparente a uma bomba de vácuo. Isso permitiu a visão da solução, sua fluidez, além de orientar o fluxo da solução utilizada para lavagem, otimizando a irrigação. No entanto, novos estudos são necessários para comparar diferentes protocolos de irrigação com e sem o uso associado de uma bomba de vácuo.

Descritores:
Articulação temporomandibular; Artrocentese; Deslocamento do disco articular sem redução

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br