Acessibilidade / Reportar erro

A estimulação transcraniana por corrente contínua anódica sobre o córtex motor esquerdo apresenta diferença na dor entre os hemicorpos na fibromialgia?

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A fibromialgia (FM) é uma dor musculoesquelética crônica generalizada que resulta na sensibilização central da sinalização nociceptiva. A estimulação transcraniana de corrente contínua (eTCC) sobre o córtex motor esquerdo (M1) é uma técnica de neuromodulação não invasiva indicada para uma ampla gama de distúrbios de dor crônica, incluindo a FM. Estudos sugerem a modulação do M1 esquerdo e direito (hemisfério contralateral e ipsilateral da eTCC). Mas é necessário esclarecer as diferenças na percepção clínica da dor comparando os lados direito e esquerdo do corpo. Este estudo teve como objetivo avaliar a diferença relacionada à dor entre o lado direito e esquerdo do corpo após cinco sessões de eTCC anodal em mulheres com FM.

MÉTODOS:

Foi realizado um estudo duplo-cego, paralelo, randomizado e controlado por sham com 30 mulheres com FM. Foram realizadas cinco sessões de eTCC anodais C3 e supraorbitais catodais (Fp2) (2 mA por 20 min). Foram avaliados a dor, o impacto da FM e a ansiedade. Não foi encontrada nenhuma interação de três vias estatisticamente significativa entre tempo, tipo de estimulação e lado do corpo.

RESULTADOS:

A eTCC-Ativa mostrou uma melhora significativa na dor, mas o impacto da FM e da ansiedade não mostrou uma melhora significativa.

CONCLUSÃO:

Cinco sessões de eTCC anodal sobre o M1 esquerdo melhoram a dor nas mulheres com FM, entretanto não houve diferença entre os lados direito e esquerdo do corpo.

Descritores:
Córtex motor; Dor crônica. Estimulação transcraniana por corrente contínua; Fibromialgia; Síndrome de fadiga crônica

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 Cj2 - Vila Mariana, CEP: 04014-012, São Paulo, SP - Brasil, Telefones: , (55) 11 5904-2881/3959 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br