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Conhecimentos sobre a doença de Chagas entre escolares de dois municípios de Minas Gerais, Brasil

Knowledge about Chagas disease among schoolchildren from two municipalities of Minas Gerais, Brazil

Resumo

Introdução:

No Brasil, a vigilância entomológica da doença de Chagas (DCh) é respaldada na participação comunitária, que notifica a presença dos vetores nas habitações. Assim, a sustentabilidade desta medida de controle depende do conhecimento da população sobre os vetores.

Objetivo:

Avaliar o conhecimento de escolares sobre a doença de Chagas nos municípios mineiros de Itatiaiuçu (vigilância ativa) e Sabará (vigilância inativa).

Método:

Questionário semiestruturado foi aplicado para alunos matriculados no ensino médio em duas escolas de Sabará (rural e urbana) e uma em Itatiaiuçu (urbana).

Resultados:

Em geral, os alunos residentes em Sabará demonstraram conhecimento limitado acerca dos vetores, patógeno, transmissão e doença (sem diferenças relevantes quanto à localização entre área urbana e rural), quando comparados aos residentes em Itatiaiuçu, que apesar de ter uma vigilância mais atuante, também não apresentaram conhecimento totalmente satisfatório.

Conclusões:

Os resultados enfatizam a carência de informações sobre a DCh tanto em relação ao conhecimento acadêmico quanto às campanhas de educação firmadas pelo programa. Ações educativas para sensibilizar a comunidade e promover o conhecimento sobre esta doença mostram-se necessárias e fundamentais para a manutenção da vigilância ao longo do tempo e espaço.

Palavras-chave:
doença de Chagas; Triatominae; controle de vetores de doenças; vigilância em saúde pública; educação em saúde

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