Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de guidelines para atenção pós-parto na Atenção Primária: revisão sistemática

Guidelines evaluation for postpartum attention in Primary Care: systematic review

Resumo

Introdução

O cuidado após o parto, denominado de pós-natal, pós-parto ou puerpério, é um importante período para desenvolvimento de estratégias de atenção à saúde das mulheres para redução da morbimortalidade. Com o aumento de publicações de diretrizes clínicas, há preocupações quanto à qualidade delas.

Objetivo

Avaliar a qualidade de guidelines sobre a atenção às mulheres no pós-parto na Atenção Primária à Saúde.

Método

Revisão sistemática de guidelines publicados entre 2008 e 2017, nas bases de dados Lilacs e PubMed, e página da internet do National Guideline Clearinghouse, National Institute for Health and Care Excellence e Google®. A ferramenta Appraisal of Guidelines for Research and Evaluation II foi utilizada para avaliação da qualidade dos guidelines nos domínios: escopo e finalidade; envolvimento das partes interessadas (stakeholders); rigor do desenvolvimento; clareza e apresentação; aplicabilidade; e independência editorial.

Resultados

Foram analisados dez guidelines que apresentaram escore médio geral de avaliação de 77%, com melhor avaliação para “escopo e finalidade” (92%) e pior para “aplicabilidade” (57%).

Conclusão

Os guidelines apresentaram boa qualidade geral com necessidade de melhorar sua elaboração no domínio aplicabilidade.

Palavras-chave:
período pós-parto; Atenção Primária à Saúde; guia de prática clínica

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br