Acessibilidade / Reportar erro

O que dizem as informações sobre mortalidade dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) em hospital de referência de Minas Gerais, 2016-2017

What the information on mortality from the Hospital Cancer Registry (RHC) reveals about a reference hospital in Minas Gerais, 2016-2017

Resumo

Introdução

A qualidade das informações dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) necessita de avaliação quanto à cobertura, completitude e concordância da causa básica(CB) com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Objetivo

Avaliar a qualidade dos RHC nas duas unidades hospitalares do Instituto Mário Penna: Hospitais Mário Penna (HMP) e Luxemburgo (HL), Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2016 e 2017, nos atributos mencionados.

Método

Por captura-recaptura (RHC x RHC), avaliaram-se, por unidade, cobertura, completitude da variável “óbito por câncer” e concordância da a (CB) com a causa da pesquisa (CP). Por relacionamento determinístico (RHC x SIM) avaliaram-se cobertura e concordância da CB.

Resultados

A cobertura dos RHC foi boa eexcelente (88,8% e 95,3%); a completitude foi ruim (34,6% e 32,6%) no HMP e HL respectivamente; por capítulo da CID-10, não houve concordância da CB com a CP. Observaram-se excelentes cobertura (94,7%) e concordância (94,5%) entre CP e SIM; observou-se sub-registro de 38 neoplasias no SIM, com reclassificação de causas pouco úteis.

Conclusão

A aplicação das técnicas de captura-recaptura e relacionamento determinístico contribuiu para a melhora da qualidade da informação dos RHC, com redução da incompletude nos RHC e correção da CB nos RHC e no SIM.

Palavras-chave:
causas de morte; sistemas de informação; câncer; estatísticas vitais; registros eletrônicos de saúde

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br