Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos de nitrogênio, fósforo e potássio no crescimento de Rhapis excelsa (Thunberg) Henry ex. Rehder (Palmeira-Ráfia)

Effects of nitrogen, phosphorus and potassium on early growth of seedlings of Rhapis Excelsa (Thunberg) Henry ex. Rehder (Lady Palm)

Rhapis excelsa é uma das palmeiras ornamentais mais cultivadas no mundo, indicadas principalmente para vasos e áreas de sombra. A maioria das palmeiras apresenta crescimento lento. O objetivo deste estudo é acelerar o processo de produção de mudas. Analisaram-se os efeitos da adubação realizada com nitrogênio, fósforo e potássio, sob o crescimento da espécie, ao longo de 8 meses. As mudas com altura de 3,80 cm foram plantadas em substrato constituído de partes iguais de terra e vermiculita. Realizaram-se aplicações semanais de NPK, diretamente no solo, na concentração de 10 mg.L-1 de substrato, utilizando-se como fonte: MAP (P), sulfato de amônio (N) e cloreto de potássio (K). Os tratamentos foram constituídos de todas as combinações possíveis destes nutrientes, mais uma testemunha. O experimento foi mantido em casa-de-vegetação com nebulização. Avaliaram-se os resultados com base na produção de matéria seca da parte aérea e das raízes, área foliar, diâmetro do caule, número de folhas e altura do estipe. O nutriente que proporcionou um maior desenvolvimento e crescimento da palmeira Rhapis excelsa foi o nitrogênio, influenciando de forma positiva na maioria dos parâmetros analisados. Verificou-se melhor desenvolvimento das mudas com a aplicação de N, independente da combinação com P e ou K.

Rhapis excelsa; adubação; produção de mudas


Editora da Universidade Federal de Lavras Editora da UFLA, Caixa Postal 3037 - 37200-900 - Lavras - MG - Brasil, Telefone: 35 3829-1115 - Lavras - MG - Brazil
E-mail: revista.ca.editora@ufla.br