Acessibilidade / Reportar erro

Fake news e storytelling: dois lados da mesma moeda ou duas moedas com lados iguais?

Fake news y storytelling: ¿dos caras de la misma moneda o dos monedas de igual cara?

Resumo

Fake news e storytelling têm sido abordados como constructos totalmente diferentes. As primeiras seriam intencionalmente e comprovadamente falsas; já o mesmo não se pode dizer do storytelling, cujas veracidade e autenticidade não são facilmente verificáveis. Todavia, tanto uma narrativa quanto a outra podem enganar os leitores e ambas estão inseridas em um contexto social e histórico que atua como fator regulador do processo de produção, circulação e recepção de discursos. Por isso, neste ensaio, defendemos a ideia de que, na sua essência, tanto as narrativas que compõem as fake news quanto as que formam o storytelling são duas moedas iguais, por guardarem similaridades nos processos de confecção e reprodução e, principalmente, nas suas motivações ulteriores, cujo objetivo final é a manutenção ou obtenção de capital econômico, social ou político.

Palavras-chave:
Fake news; Storytelling; Redes sociais

Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br