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Formação gerencial: uma análise da oferta dos programas de pós-graduação lato sensu de Gestão Empresarial do Rio Grande do Sul

Management education: an analysis of the supply of broad post-graduation programs of management of Rio Grande do Sul

Resumo:

O objetivo deste estudo é discutir o oferecimento de produtos e serviços, no âmbito dos programas em nível de pós-graduação lato sensu, pelas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. Este artigo é um recorte de um projeto de pesquisa (2011-2013), que tinha por objetivo identificar e analisar as contribuições para o desenvolvimento de competências dos gestores na participação em programas de educação gerencial em nível de pós-graduação lato sensu, mais especificamente os chamados de Master in Business Administration (MBA). Os investimentos em formação gerencial crescem ano após ano (RAELIN, 2006RAELIN, J. Developing managers as learners and researchers: using action learning and action researchJournal of Management Education, v. 30, n. 5, p. 670-689, 2006.; 2011RAELIN, J. Updating the state-of-the-practice of emotions in management education: the integrated emotions exercise. International Journal of Management Education, v. 9, n. 4, p. 13-24, 2011.), porém, pode-se dizer que tanto a literatura acadêmica quanto a pesquisa ainda carecem de maior entendimento sobre a efetividade dos programas gerenciais oferecidos no mercado educacional (BOLT, 1993BOLT, J. Achieving the CEO´s agenda: education for executives. Academy Management Review, n. 5, p. 44-48, 1993.; LORANGE, 1994LORANGE, P. Back to school: executive education in the us. Chief Executive, v. 92, n. 6, p. 36-39, 1994.; RUAS, 2003RUAS, R. Mestrado Modalidade Profissional: em busca da identidade. Revista de Administração de Empresasv. 43, n. 2, p. 55-63, 2003.; ANTONELLO e RUAS, 2005ANTONELLO, C.; RUAS, R. Formação gerencial: pós-graduação Lato sensu e o papel das comunidades de práticas. Revista de Administração Contemporânea, v. 2, n. 9, p. 1-17, abril/jun. 2005.). Este estudo é classificado como qualitativo e exploratório, sendo que a coleta de dados ocorreu através de dados secundários, documentos institucionais, sites das IES e entrevistas semiestruturadas, com coordenadores dos programas e também com especialistas em formação gerencial. Para a análise dos dados, foram utilizadas referências da análise historiográfica e da construção de mapas, pois as mesmas apresentam modos de reconfigurar o corpus documental. Os resultados são discutidos à luz de autores e pesquisas sobre formação gerencial, apontando que, se por um lado, há uma crescente preocupação com investimentos neste tipo de formação, seja por parte das empresas ou por parte dos gestores que buscam esses programas, por outro, ainda existe um longo caminho que as IES necessitam trilhar para uma contribuição efetiva nesse tipo de formação.

Palavras-chave:
Formação gerencial; Programas de pós-graduação lato sensu ; MBA em Gestão Empresarial

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