Acessibilidade / Reportar erro

APORTE E DECOMPOSIÇÃO DE SERAPILHEIRA EM ÁREAS DE CERRADÃO E MATA MESOFÍTICA NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE PIRAPITINGA - MG1 1 Parte da dissertação de Mestrado do primeiro autor apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). BR 465 km 7, CEP 23890-000, Seropédica (RJ).

LITTER DEVOLUTION AND DECOMPOSITION IN CERRADÃO AND MATA MESOFÍTICA AREAS IN ECOLOGICAL STATION OF PIRAPITINGA - MG

RESUMO

O objetivo deste estudo foi quantificar os aportes de serapilheira e nutrientes e estimar a velocidade de decomposição da mesma, em áreas de mata mesofítica e cerradão na Estação Ecológica de Pirapitinga. Para a avaliação do aporte de serapilheira e dos nutrientes foram distribuídos aleatoriamente 10 coletores cônicos em uma gleba de 0,1 ha, em cada área de estudo, sendo as avaliações realizadas mensalmente. A decomposição da serapilheira nas áreas de estudo foi avaliada por uso de litter bags. A produção total de serapilheira foi de 2,50 e 2,92 Mg ha-1 ano-1 para as áreas de cerradão e mata mesofítica, respectivamente. A ordem de relevância do aporte de nutrientes foi nitrogênio > potássio > fósforo. A mata mesofítica apresentou distribuição mais homogênea da produção de serapilheira ao longo do ano e maiores valores de aporte total anual de serapilheira e nutrientes, os maiores valores de aporte foram observados na estação seca. O tempo de meia-vida de decomposição das folhas da serapilheira entre as áreas foi equivalente, cerca de 161 dias na área de mata mesofítica e 173 na área de cerradão.

Palavras-chave:
material decíduo; aporte de nutrientes; tempo de meia-vida

Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1.000, 97105-900 Santa Maria RS Brasil, Tel. : (55 55)3220-8444 r.37, Fax: (55 55)3220-8444 r.22 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciaflorestal@ufsm.br