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Análise de Ilustrações do Ensino de Biologia no Exame Nacional do Ensino Médio à luz da Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia

The Analysis of Illustrations for Biological Education in the National High School Exam in light of the Cognitive Theory of Multimedia Learning

Resumo:

A pesquisa objetivou analisar as ilustrações relacionadas à área da Biologia presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) subsidiada pela Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM), por meio de seu valor instrucional e os possíveis desvios imagéticos. A abordagem de conteúdos do Ensino de Biologia em muitos casos necessita de imagens para mediar o entendimento de estruturas e processos. O ENEM apresenta algumas questões com ilustrações para nortear o texto escrito, todavia podem apresentar equívocos de design ou falta de informações, dificultando a compreensão do enunciado. A TCAM estabelece princípios multimídias para mensurar o valor instrucional de imagens. No ENEM houve ilustrações de Valor Didático com desvios nos Princípios de Coerência e Sinalização. É importante empenhar maior atenção na idealização e inserção de imagens nesses exames e em similares, evitando, assim, ideias equivocadas, que podem influenciar na compreensão da questão e interferir na avaliação do candidato.

Palavras-chave:
Exame Nacional do Ensino Médio; Avaliação da aprendizagem; Análise de ilustrações; Ensino de biologia; Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia

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