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Educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Environmental education in municipal schools in the city of Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Resumo:

Este artigo tem como objeto a educação ambiental, tal como vem se desenvolvendo na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul, com o propósito de apreender a sistematização da educação ambiental na escola pública contemporânea. Temos como questão norteadora a forma pela qual o trabalho didático se realiza no âmbito da educação ambiental escolar, enquanto forma concreta de trabalho na escola. O procedimento de pesquisa consistiu na análise de manuais didáticos do ensino fundamental das áreas de Geografia e Ciências, e observações sistemáticas nas reuniões de formação continuada de professores. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico-metodológico ciência da história. Foi constatado que a educação ambiental, da mesma forma que a educação em geral, assumiu um caráter livresco e verbalista que a afasta do rigor científico e das experiências vivas constituídas pelas relações entre o homem e o ambiente.

Palavras-chave:
Educação ambiental; Escola pública; Trabalho didático; Orientação didática

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