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Intercâmbio sobre ‘Metaphoricizing Modernity’ de Nick Onuf, Parte III – Reconfiguração da Modernidade e/ou como Metáfora(s)

Resumo

 Neste Dossiê, quatro acadêmicos refletem sobre o artigo de Nicholas Onuf, ‘Metaphoricizing modernity’, retornando – e celebrando – de forma mais ampla o inovador trabalho de Onuf a partir de diferentes lugares, perspectivas e ângulos. A Parte III dedica-se a reconfigurações da Modernidade e/como metáfora(s), incluindo uma extensa e cuidadosa resposta de Onuf a esses quatro acadêmicos e suas (re)leituras publicadas no Dossiê: Celebrando Nicholas Onuf. Michael Marks é o quarto acadêmico a refletir sobre o artigo de Onuf e seu trabalho de forma mais ampla. Marks lê o ensaio de Onuf sobre a metaforização da modernidade como um convite para (re)vê-la em termos de suas qualidades metafóricas, ou seja, como uma oportunidade de refletir não apenas sobre a modernidade, mas também sobre a natureza das metáforas e como elas aparecem na pesquisa acadêmica. Mais especificamente, para ele, a caracterização de Onuf da modernidade, como incorporando noções de movimento progressivo e fisicalidade territorial, é um dos principais insights de seu ensaio que poderia ser mais explorado com uma análise teórica adicional. Nicholas Onuf encerra esta Parte e o Dossiê, como um todo, retornando e cuidadosamente respondendo às contribuições de Victor Coutinho Lage (na Parte I), Manuela Trindade Viana (na Parte II), Roberto Vilchez Yamato (na Parte II) e Michael Marks (na Parte III). Repensando a reconfiguração como um processo geral e constitutivo, Onuf se volta à modernização e ao etos universal da modernidade, ao mesmo tempo em que responde aos seus críticos pós-coloniais e suas (re)leituras de seu modelo altamente generalizado de criação de mundo (world-making). Ao fazer isso, Onuf também retorna ao conceito e à conceituação de metáforas, reposicionando seu trabalho e sua posição como uma forma de ‘antirrealismo incorporado’. Para ele, as ontologias antigas nunca morrem; assim como as metáforas, elas apenas se sobrepõem.

Palavras-chave
Metáfora; figura; conceitos/conceitual; início; modernidade; universal

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