Acessibilidade / Reportar erro

Dionisíaca Ilha: Nietzsche, o Riso e o Risível1 1 O título é uma homenagem ao meu amigo Prof. André Luis Mota Itaparica, com quem me encontrei no final deste ano de 2021 em uma banca de qualificação de doutorado (virtualmente, como coube a esse terrível ano pandêmico) e dei boas risadas com suas tiradas sempre espirituosas e bem-humoradas, na companhia de nosso amigo Clademir Araldi (em pleno dia do aniversário de 50 anos de André). Conheci André, Clademir e toda a turma desta brilhante geração de nietzschianos da Universidade de São Paulo em 1998, quando fizemos uma disciplina com Scarlett Marton sobre o Zaratustra. Aliás, André já conheci antes do início do segundo semestre letivo daquele ano na USP quando, ao pé do balcão do departamento de Filosofia, eu aguardava a secretária que me traria a prova de língua estrangeira da seleção para o mestrado (em que fui aprovado para estudar Schopenhauer com Maria Lúcia Cacciola). O episódio, a propósito, poderia figurar entre os exemplos de chistes ou eventos humorísticos que são apresentados pelos filósofos em suas teorias sobre o riso: quando a secretária lamentou não estar encontrando a prova de francês entre as outras, brinquei (com o estouvamento juvenil pessimista de alguém desencantado pela possibilidade de não lograr êxito na seleção): “então poderias me trazer de qualquer outra língua”. A que André fez um semblante comicamente irônico que me fez lembrar da Bahia (que ainda conhecia pouco na época), como que dissesse: “este se garante! Ó paí, ó!”. Foi o que faltava para aliviar a tensão do nervosismo da ocasião.

Dionysian Island: Nietzsche, Laughter and the Laughable

Resumo:

O artigo procura articular a concepção do riso em Nietzsche com a história das teorias do riso, analisando alguns estudos que apontam para uma estreita relação entre o cômico e o trágico no autor. A despeito da ênfase que geralmente é dada ao aspecto ético da função do riso como crítica da tradição moral cristã, procurou-se dar atenção especial à dimensão estética do riso dionisíaco.

Palavras-chave:
Nietzsche; romantismo; riso; risível; trágico

Grupo de Estudos Nietzsche Rodovia Porto Seguro - Eunápolis/BA BR367 km10, 45810-000 Porto Seguro - Bahia - Brasil, Tel.: (55 73) 3616 - 3380 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadernosnietzsche@ufsb.edu.br