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Validação de construção de sinais enunciativos de aquisição da linguagem no primeiro ano

RESUMO

Objetivo:

Realizar a validação de construção dos Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem para crianças de 3 a 12 meses.

Método:

A amostra contou com 94 díades de mãe-bebê para análise dos sinais da fase 1 (3 a 6 meses) e 61 díades para análise dos sinais da fase 2 (7 a 12 meses). A coleta de dados ocorreu por meio da análise da interação entre mães e bebês em situação lúdica gravada em vídeo nas fases previstas, com atribuição de valor do tipo presente ou ausente a cada sinal analisado em cada fase. Os dados foram organizados em planilha e convertidos para aplicação de software para análise factorial.

Resultados:

A análise factorial indicou a existência de dois fatores nomeados “da mãe” e “da criança” na análise da fase 1 dos sinais (explicando 71,9% da variação total), com três sinais relevantes para o fator “da criança” e um sinal relevante para o fator “da mãe”, com relação à fase 2 (explicando 74,4% da variação total), um sinal foi relevante para o fator “da criança” e um para o fator “da mãe”.

Conclusão:

A validação de construção demonstrou que um fator materno e um fator da criança foram hábeis para distinguir grupos de risco e não risco em ambas as fases analisadas, o que sugere que a ausência desses sinais pode indicar risco à aquisição da linguagem.

Descritores
Fatores de Risco; Aquisição da Linguagem; Desenvolvimento Infantil; Avaliação; Intervenção Precoce

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