Acessibilidade / Reportar erro
Esta errata corrige:

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA uCentum NO TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS DOENÇAS DA COLUNA VERTEBRAL

Resumo:

Objetivos:

Avaliar o resultado do tratamento e o desempenho do sistema uCentum de fixação vertebral no tratamento de doenças traumáticas, degenerativas e tumorais da coluna vertebral.

Métodos:

Trata-se de um estudo terapêutico de investigação dos resultados do tratamento e nível de evidência III, incluindo vinte e três pacientes adultos de ambos os sexos submetidos ao tratamento cirúrgico de doenças degenerativas (13 pacientes), traumáticas (04 pacientes) ou tumorais (06 pacientes). Os pacientes foram prospectivamente avaliados por meio de parâmetros clínicos: dor (escala visual analógica), questionários de avaliação clínica e funcional (SF-36, Oswestry e Roland-Morris), e critérios radiológicos (consolidação da artrodese, soltura, quebra ou deformação dos implantes).

Resultados:

vinte pacientes foram seguidos por um período de 01 a 12 meses (média 6,5 ± 7,77). Três pacientes foram a óbito devido a complicações não relacionadas com a doença primária (trauma cranioencefálico, septicemia e tumor pulmonar). Foi observada melhora dos parâmetros clínicos e escores dos questionários de avaliação utilizados. Não foram observadas complicações relacionadas com os implantes (quebra, soltura, deformação).

Conclusão:

o sistema de fixação uCentum apresentou grande versatilidade para a realização do tratamento cirúrgico, permitindo a realização de procedimentos abertos, percutâneos, introdução de cimento acrílico no interior dos implantes e conversão dos parafusos poliaxiais em monoaxiais no intra-operatório. Nível de Evidencia III; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Neoplasias da Coluna Vertebral; Tratamento Cirúrgico; Fixação Percutânea

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br