Acessibilidade / Reportar erro

TRATAMENTO DE FRATURAS TORACOLOMBARES TIPO EXPLOSÃO COM FIXAÇÃO COM PINOS INTERMEDIÁRIOS PELA VIA POSTERIOR

Objetivo:

Avaliação radiográfica de pacientes com fraturas toracolombares do tipo explosão, tratados com fixação transpedicular não convencional, que inclui a fixação adicional da vértebra fraturada associada ao uso da barra de conexão transversal - Crosslink clamp.

Métodos:

Estudo retrospectivo com 68 pacientes operados no Hospital do Trabalhador de Curitiba, serviço de Ortopedia, dos quais 15 foram elegíveis para a pesquisa. Todos os pacientes foram tratados com fixação pedicular posterior e com parafuso intermediário. Foi realizada a avaliação pelo método do ângulo de Cobb das radiografias pré-operatória, pós-operatória imediata e com um ano de pós-operatório.

Resultados:

Foi observada a redução média da cifose de 8,3o (77%), com uma perda de 1,34o no pós-operatório tardio em relação ao pós-operatório imediato.

Conclusão:

O método de fixação de fraturas tipo explosão da coluna toracolombar por via posterior com parafuso intermediário mostrou-se eficaz na manutenção da redução obtida no pós-operatório imediato e após um ano de evolução.

Fraturas da coluna vertebral/cirurgia; Parafusos ósseos/cirurgia; Cifose


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br