Acessibilidade / Reportar erro

ALTERNATIVA À INCISÃO EM “Y” INVERTIDO PARA ESCOLIOSE SECUNDÁRIA PARA MIELOMENINGOCELE

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a cicatrização da modificação da incisão em “Y” invertido em pacientes com escoliose decorrente de mielomeningocele.

Métodos:

Estudo retrospectivo, mediante revisão de prontuários dos pacientes portadores de mielomeningocele, tratados cirurgicamente por um acesso cirúrgico modificado do “Y” invertido, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2015.

Resultados:

Foram analisados os prontuários de seis pacientes. Dois pacientes evoluíram com complicações de pele no pós-operatório imediato, apenas em um deles foi necessária intervenção cirúrgica para debridamento e sutura. Em outro paciente foi necessário realizar duas revisões cirúrgicas, devido a quebra do material, sem ocorrer complicações de pele em todas as abordagens.

Conclusão:

A variação da técnica em “Y” invertido é uma ótima alternativa à incisão tradicional e ao “Y” invertido, por apresentar bons resultados em pacientes com espinha bífida associada às condições de pele ruins, tratados cirurgicamente para correção de deformidades da coluna vertebral. Nível de evidência IV; Série de casos.

Descritores:
Mielomeningocele; Escoliose/etiologia; Escoliose/cirurgia

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br