Acessibilidade / Reportar erro

ARTRODESE LOMBAR NAS AFECÇÕES DEGENERATIVAS DA COLUNA: ANÁLISE RADIOGRÁFICA E RESULTADOS PÓS-OPERATÓRIOS

Resumo:

Objetivo:

Relacionar a taxa de fusão radiográfica e os resultados cirúrgicos nos pacientes submetidos a artrodese posterolateral com instrumentação da coluna lombar para tratamento de afecções degenerativas.

Método:

Estudo observacional retrospectivo descritivo, tipo série de casos, com base em prontuários médicos e exames de imagem de 76 pacientes maiores de 18 anos (39 a 88 anos), submetidos a artrodese lombar posterolateral. Dados relacionados a presença de comorbidades foram compilados e os desfechos clínicos mensurados por meio de questionários específicos coletados no pré-cirúrgico e após um ano pós-cirúrgico. A qualidade da fusão, conforme descrita por Christensen, foi avaliada a partir de imagens radiográficas por dois examinadores. Os questionários de EVA, EQ-5D e Roland Morris foram utilizados no pré-cirúrgico e um ano pós-cirúrgico para avaliar dor, qualidade de vida e função, respectivamente.

Resultado:

Observou se melhora na dor, função e qualidade de vida após um ano pós-cirúrgico. A dor, mensurada pelo EVA teve uma redução de 7,92 para 3,16 (p-valor <0,001), a função avaliada pelo escore Roland Morris, também apresentou redução de 14,90 para 7,06 (p-valor <0,001). Culminando com a melhora na qualidade de vida, mensurada pelo EQ-5D, onde observou-se um aumento mediano escore de 0,5672 para 0,7002 (p-valor = 0,002).

Conclusão:

A ausência de fusão radiográfica não tem correlação direta com piores resultados nos desfechos clínicos em um ano de pós-cirúrgico. Maioritariamente, os pacientes apresentaram melhora clínica sem diferença estatística em relação aos casos em que foi obtido fusão óssea. Nível de evidência IV; Observacional retrospectivo.

Descritores:
Fusão Vertebral; Espondilose; Pseudoartrose

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br