Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE COMPARATIVA DE DOIS SISTEMAS DE CLASSIFICAÇÃO DE FRATURAS DA COLUNA TORACOLOMBAR

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a reprodutibilidade e a força de concordância interobservador entre as classificações AO/Magerl AOSpine para fraturas da coluna toracolombar.

Materiais

eMétodos: Estudo retrospectivo de análise de dados radiográficos. Foram levantados dados de 31 estudos radiográficos de pacientes com fratura da coluna toracolombar e distribuídos para uma equipe envolvendo cirurgiões de coluna vertebral e residentes. As fraturas foram classificadas segundo as classificações AO/Magerl AOSpine. A análise estatística foi realizada utilizando o teste de Cohen Kappa para a avaliação da força de concordância.

Resultados:

O valor de Kappa para concordância interobservador da classificação AO/Magerl foi de κ=0,70 e desvio padrão 0,16. Para a classificação AOSpine se observou κ=0,76, ambos com nível de significância α=0,05 e P<0,001.

Conclusão:

Concluímos que a concordância interobservador da nova classificação AOSpine é semelhante à classificação AO/Magerl. Tal conclusão reforça a reprodutibilidade da nova classificação AOSpine. Nível de evidência: IV,Tipo de Estudo: Série de casos.

Descritores:
Coluna vertebral; Fraturas da coluna vertebral; Traumatismos da coluna vertebral

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br