Acessibilidade / Reportar erro

BARREIRAS E SUPORTES NA CARREIRA ACADÊMICA EM MATEMÁTICA: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?

BARRIERS AND SUPPORTS IN THE ACADEMIC CAREER IN MATHEMATICS: A GENDER ISSUE?

BARRERAS Y APOYOS EN LA CARRERA ACADÉMICA EN MATEMÁTICAS: ¿UNA CUESTIÓN DE GÉNERO?

OBSTACLES ET APPUIS À LA CARRIÈRE ACADÉMIQUE EN MATHÉMATIQUES: UNE QUESTION DE GENRE ?

Resumo

Este trabalho objetivou identificar fatores que graduandos e pós-graduandos percebem como barreiras ou suportes na carreira acadêmica em matemática e analisar suas relações com o gênero dos estudantes. Para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas com acadêmicos de duas instituições brasileiras. Os dados foram analisados com base em âmbitos citados na literatura, a saber: interno/individual; social; parental/familiar; institucional/escolar; ambiental; e financeiro. Os estudantes citaram percepções de mais suportes que barreiras ao longo das trajetórias, e entende- -se que as barreiras podem afetar principalmente as estudantes. Foram identificadas inter-relações entre os âmbitos investigados e a forte influência de fatores sociais em todos eles.

RELAÇÕES DE GÊNERO; ENSINO DE MATEMÁTICA; MULHERES

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br