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ELAS SÃO A MAIORIA DO VOLUME DE JOGADORES, MAS NÃO PROGRAMAM

WOMEN MAKE UP THE MAJORITY OF THE PLAYERS, BUT THEY DON’T PROGRAM

ELLAS SON LA MAYORÍA DEL VOLUMEN DE JUGADORES, PERO NO PROGRAMAN

ELLES CONSTITUENT LA PLUPART DES GAMEURS, MAIS ELLES NE PROGRAMMENT PAS

Resumo

No Brasil, as mulheres são a maioria do volume de jogadores de jogos digitais, porém não têm grande representatividade na força de trabalho da indústria na área de desenvolvimento e programação, fato em comum com outras carreiras STEM. Considerando essa contradição, por meio de um estudo qualitativo com 22 mulheres que trabalham nesse mercado como programadoras, buscou-se identificar quais são as barreiras para o aumento da representatividade feminina no desenvolvimento de jogos no país. Os resultados demonstram que existem seis tipos de barreiras que se iniciam no momento de escolha do curso e persistem de maneira mais intensa no mercado de trabalho, sendo a principal a falta de credibilidade quanto ao conhecimento técnico.

MULHERES; MERCADO DE TRABALHO; TECNOLOGIA; JOGOS DIGITAIS

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