Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIFERENÇAS ENTRE ACESSO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

INCLUSIVE EDUCATION: DIFFERENCES AMONG ACCESS, ACCESSIBILITY AND INCLUSION

EDUCACIÓN INCLUSIVA: DIFERENCIAS ENTRE ACCESO, ACCESIBILIDAD E INCLUSIÓN

ÉDUCATION INCLUSIVE: DIFFÉRENCES ENTRE ACCÈS, ACCESSIBILITÉ ET INCLUSION

Resumo

O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.

ACESSO; ACESSIBILIDADE; INCLUSÃO; DESIGN UNIVERSAL

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br