Acessibilidade / Reportar erro

ESTADO, POLÍTICA EDUCATIVA E PRIVATIZAÇÃO EM CONTEXTOS PÓS-COLONIAIS

Resumo

Este artigo oferece uma contribuição teórica sobre a necessidade de entender as origens e o funcionamento do Estado ao pesquisar as interseções entre globalização, privatização e educação em contextos pós-coloniais. Baseado no caso de Honduras, o artigo é resultado de um projeto maior, que incluiu a análise de informações coletadas em entrevistas em profundidade com atores-chave no campo da política educacional, da revisão de fontes históricas e da literatura teórica sobre políticas, educação global, economia política, teoria do sistema mundial e estudos pós-coloniais. Define-se o que chamamos de “ethos da privatização”, uma forma de privatização inerente ao Estado pós-colonial, referindo-se ao fato de que o lucro privado é a lógica que orienta o funcionamento do sistema.

POLÍTICA EDUCACIONAL; PRIVATIZAÇÃO; COLONIALISMO; AMÉRICA LATINA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br