Acessibilidade / Reportar erro

A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ACESSO ÀS ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS

LA REPRODUCCIÓN DE LAS DESIGUALDADES EN EL ACCESO A LAS ESTADÍSTICAS EDUCATIVAS

LA REPRODUCTION DES INÉGALITÉS DANS L’ACCESS AUX STATISTIQUES DE L’ÉDUCATION

Resumo

Este artigo analisa quais fatores condicionam a disponibilidade dos dados educacionais. Com foco no ensino médio, o artigo demonstra que os municípios e as escolas que, em 2022, não tinham dados disponíveis para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) apresentaram, em sua maioria, baixos indicadores médios de proficiência em 2019, ou também não tinham dados disponíveis em 2019. Por meio de uma regressão logística, o artigo demonstra que a probabilidade de um município ter alcançado a taxa mínima de participação para o Saeb, em 2022, foi maior entre aqueles com alta proficiência média em 2019, maior quantidade de matrículas e respostas mais efetivas à pandemia de covid-19. Os resultados indicam uma reprodução das desigualdades educacionais na disponibilidade dos dados.

EDUCAÇÃO BÁSICA; INDICADORES EDUCACIONAIS; SAEB; DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br