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RECUPERAÇÃO PARALELA: REPERCUSSÕES NA PERMANÊNCIA ESCOLAR E NA APRENDIZAGEM

PARALLEL RECOVERY PROJECT: REPERCUSSIONS IN THE SCHOOL PERMANENCE AND LEARNING

RECUPERACIÓN PARALELA: REPERCUSIONES EN LA PERMANENCIA ESCOLAR Y EL APRENDIZAJE

SOUTIEN SCOLAIRE: RÉPERCUSSIONS SUR LA PERMANENCE À L’ÉCOLE ET SUR L’APPRENTISSAGE

Resumo

O artigo apresenta os principais resultados de pesquisa sobre projeto de recuperação paralela no ensino fundamental, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo entre 2018 e 2020, por meio da plataforma Pátio Digital. Analisam-se dados primários e secundários com o objetivo de caracterizar as unidades escolares, os coordenadores pedagógicos, professores de apoio pedagógico e estudantes envolvidos, bem como entender o desenvolvimento do programa e fornecer subsídios para aprimorá-lo. Os resultados revelam uma relação positiva entre aprovação e recuperação de aprendizagens e entre reforço escolar e aumento da proficiência dos estudantes. O presente estudo confirma em larga escala tendências apontadas por outros estudos, tais como a maior participação de estudantes do sexo masculino, negros e mais pobres nas turmas de recuperação, e indica a necessidade de a SME prestar maior apoio às escolas e seus profissionais.

RECUPERAÇÃO PARALELA; DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS; ENSINO FUNDAMENTAL; MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

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