Acessibilidade / Reportar erro

Efeito de métodos de desproteinização nas propriedades do cloridrato de glucosamina de cascas de camarão de pernas brancas (Litopenaeus vannamei) e cascas de camarão de tigre preto (Penaeus monodon)

RESUMO:

Investigou-se o efeito de métodos para remover o conteúdo de proteínas nas propriedades do cloridrato de glucosamina das conchas de camarão de pernas brancas (Litopenaeus vannamei) e camarão de tigre preto (Penaeus monodon). A quitina das cascas de camarão foi obtida por desmineralização em HCl a 6% por 12 h, desproteinização por dois métodos diferentes (primeiro grupo embebido em NaOH a 8% por 36 h e segundo grupo tratado na enzima Alcalase na concentração de 0,2% por 36 h). Duas amostras de grupo foram convertidas em cloridrato de glucosamina por imersão em solução de 12M HCl por 5 h a 85 °C. Os resultados das análises de FTIR, solubilidade e rendimento de recuperação mostraram que os métodos de desproteinização não afetaram significativamente as propriedades do cloridrato de glucosamina. No entanto, o cloridrato de glucosamina de cascas de camarão de pernas brancas continha maior rendimento e solubilidade de recuperação do que as cascas de camarão tigre preto.

Palavras-chave:
cloridrato de glucosamina; cascas de camarão de pernas brancas; cascas de camarão tigre preto; FTIR

Universidade Federal de Santa Maria Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , 97105-900 Santa Maria RS Brazil , Tel.: +55 55 3220-8698 , Fax: +55 55 3220-8695 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciarural@mail.ufsm.br