Acessibilidade / Reportar erro

Planejamento e Gestão em Saúde: perspectivas e tendências

EDITORIAL

Planejamento e Gestão em Saúde: perspectivas e tendências

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), por meio do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS) e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realizou, em novembro de 2009, um seminário sobre duas temáticas interrelacionadas: o modelo de redes aplicado à gestão de sistemas de saúde e serviços hospitalares e as tendências e abordagens recentes no planejamento e gestão em saúde, especialmente no Brasil. O seminário contou com a participação do professor Michel Crémadez da École des Hautes Études Commerciaux(grupo HEC) de Paris, um dos formuladores, junto com François Grateau, da Gestão Estratégica Hospitalar Francesa (démarche stratégique hospitalier).

Um dos desdobramentos deste evento foi a edição deste número especial da revista Ciência e Saúde Coletiva da ABRASCO, decorrente do compromisso assumido pelos participantes de elaborarem artigos com base em suas exposições. Foram também convidados membros de diversos grupos de pesquisa da ENSP e de outras instituições de ensino e pesquisa para apresentarem resultados de pesquisas recentes, de natureza teórica ou empírica, com foco no planejamento e gestão em saúde.

O artigo escolhido para debate procura realizar um mapeamento dos principais enfoques metodológicos de planejamento no cenário nacional e internacional e busca fundamentar teoricamente a corrente do planejamento comunicativo representada pelos autores. Este artigo é comentado de maneira crítica e competente, o que contribui para alargar os horizontes conceituais da temática proposta.

O painel temático da revista prioriza os temas do seminário. Os quatro primeiros artigos versam sobre redes e regionalização em saúde, temas considerados relevantes frente aos desafios que se impõem na atualidade para o aprimoramento dos sistemas públicos de saúde.

O artigo seguinte sugere a revisão crítica de alguns conceitos e métodos tradicionalmente aplicados no planejamento em saúde e, o sexto e o sétimo, a utilização de correntes teóricas diversas, enfatizando a centralidade dos sujeitos - gestores e trabalhadores - nas práticas em saúde. Tais estudos nos sugerem novos aportes para fazer face à complexidade dos problemas relacionados ao planejamento e à gestão em saúde.

Do oitavo ao décimo segundo artigo, a revista reúne pesquisas voltadas para o planejamento e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), com abrangência, recortes e enfoques metodológicos diferenciados: a gestão do trabalho na Estratégia da Saúde da Família; o planejamento da política de saúde em âmbito nacional e estadual; a gestão da atenção às urgências; a judicialização da saúde e a gestão da assistência farmacêutica.

Por fim, gostaríamos de agradecer a colaboração de todos os participantes desta revista que aceitaram prontamente nosso convite, apresentando trabalhos de alta competência e qualidade científica. Também agradecemos e destacamos o apoio recebido das equipes de chefia do DAPS, em especial às professoras Maria de Fátima Lobato e Marilene de Castilho Sá, para a organização, financiamento e divulgação do seminário e desta publicação.

Consideramos que o produto apresentado nesta revista expressa a diversidade de abordagens e idéias que caracterizam atualmente a área de Planejamento e Gestão em Saúde no campo da Saúde Coletiva. As repercussões teórico-conceituais e práticas dos estudos aqui reunidos colaboram para fortalecer a condução de um sistema de serviços de saúde público, universal e justo, que demanda níveis crescentes de politização e pensamento crítico.

Francisco Javier Uribe Rivera; Elizabeth Artmann; Luciana Dias de Lima

Editores convidados

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    20 Ago 2010
  • Data do Fascículo
    Ago 2010
ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Brasil, 4036 - sala 700 Manguinhos, 21040-361 Rio de Janeiro RJ - Brazil, Tel.: +55 21 3882-9153 / 3882-9151 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cienciasaudecoletiva@fiocruz.br