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Métodos em avaliação de programas de promoção da saúde: descrição de uma triangulação no Brasil

Avaliação é palavra-chave em promoção de saúde. O objetivo desse estudo foi descrever uma triangulação para avaliar um programa de promoção de saúde baseada em atividades intergeracionais e descrever o modelo teórico utilizado para a investigação. Foi desenvolvida no período de fevereiro a dezembro de 2002 uma pesquisa incluindo um estudo controlado na comunidade, grupos focais e observação de processo. Foram selecionadas duas amostras randomizadas de 253 estudantes, com idade entre 12 e 18 anos de uma escola de ensino fundamental e 266 idosos com idade igual ou superior a 60 anos, residentes nas redondezas da escola. As duas amostras foram divididas e alocadas aleatoriamente para grupos experimentais e controles. Durante quatro meses, 111 estudantes e 32 idosos encontraram-se semanalmente na escola para compartilhar suas histórias de vida. Antes e depois da intervenção, os grupos controle e experimental responderam a um questionário contendo as variáveis de interesse. Embora com limitações, o estudo serviu para mostrar, pela primeira vez, o desenvolvimento de um modelo teórico para explicar os possíveis mecanismos de interação em intervenções intergeracionais e que essa metodologia pode ser usada em intervenções desse tipo.

Avaliação; Promoção da saúde; Capital social; Triangulação; Integração entre gerações; Modelo teórico


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