Acessibilidade / Reportar erro

O corpo na elaboração Saussuriana do conceito de língua: um ponto paradoxal1 1 . Este artigo faz parte da execução de Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. E-mail: gloria.carvalho@pesquisador.cnpq.br.

The body in the Saussurian elaboration of the concept of language: a paradoxical point

RESUMO

Neste artigo, proponho-me colocar em discussão o lugar ocupado pela noção de corpo do falante na concepção saussuriana de língua como sistema. Filio-me à proposta de vários linguistas, segundo a qual, ao longo do percurso de elaboração do conceito saussuriano de signo, as oscilações e ambiguidades terminológicas, até chegar aos termos significante e significado, consistem em uma tentativa do genebrino de excluir do signo qualquer vestígio de substancialidade sonora ou conceitual. Dando destaque ao significante, assumo a proposta de que a tentativa de excluir, do conceito de signo, qualquer resquício de som significa uma tentativa de excluir, desse conceito, o corpo do falante. O corpo excluído, entretanto, retornaria à formulação da língua como sistema na forma de paradoxos, alguns dos quais pretendi abordar, realçando aqueles que podem ser indicados no CLG.

Palavras-chave:
Saussure; corpo; som; sistema da língua; paradoxos

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br