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Da guerra ao festival: análise das metáforas utilizadas na cobertura da Copa do Mundo de 2018 pela Marca e Sovetsky Sport

RESUMO

Este estudo analisa as metáforas extraídas de textos informativos, crônicas e reportagens dedicadas à Copa do Mundo de Futebol de 2018, publicadas em dois jornais esportivos e editadas em dois países diferentes em dois idiomas diferentes: espanhol e russo, desde 14 de junho até 15 de julho de 2018. Partimos da proposta metodológica de análise da metáfora jornalística com base em postulados pragmáticos (Grice 1996Grice, H. (1996). Logic and conversation. In A. Martinich (Ed.), The Philosophy of Language (pp. 156-176). Oxford University Press. ; Teruel 1995Teruel, E. (1995). Anàlisi pragmática de la metáfora periodística. Els Marges, 52, 94-103. https://ddd.uab.cat/record/143649
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; 1997Teruel, E. (1997). Retòrica, informació i metàfora. Anàlisi aplicada als mitjans de comunicació de massa. Universidad Autónoma de Barcelona.) e cognitivos (Lakoff e Johnson 1980), detalhados no referencial teórico. Assumimos a presença de dois tipos de metáforas: metáforas culturais, típicas de uma cultura e de uma língua, e metáforas universais presentes em ambos os casos. Este estudo tem uma abordagem comparativa numa perspetiva sincrónica e permite contrastar as associações em duas línguas de famílias linguísticas diferentes para estabelecer semelhanças e diferenças.

Palavras-chave:
metáfora; futebol; esporte; jornal

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