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Construção discursiva de significados em torno das possibilidades do currículo a partir das vozes dos alunos

RESUMO

O objetivo deste estudo qualitativo é analisar a construção discursiva de significados em torno das possibilidades do currículo a partir das vozes dos alunos. A análise adota uma perspectiva que integra as contribuições do Modelo de Avaliação e as categorias de estratégias e representação dos atores sociais extraídas dos Estudos Críticos do Discurso. O corpus é composto por três grupos focais em escolas públicas. Quanto aos procedimentos de análise, são consideradas duas fases. Uma primeira fase descritiva consiste em uma microanálise de recursos com os quais os alunos constroem seu posicionamento. Na segunda fase, o alinhamento e o desalinhamento são analisados como práticas sociais em relação às possibilidades do currículo escolar. Os resultados mostram que os alunos apresentam propostas próprias e utilizam prosódias avaliativas que funcionam como estratégias que legitimam aulas motivacionais, lúdicas, criativas, ministradas por especialistas e deslegitimam aulas com metodologias passivas e com inspetores pouco afetuosos e motivados. As estratégias de legitimação constituem macroestratégias de transformação do status. Os atores sociais são representados por meio de: ativação, funcionalização e autorização.

Palavras-chave:
construção discursiva de significados; possibilidades do currículo escolar; vozes de estudantes; de legitimação; representação dos atores sociais

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