Acessibilidade / Reportar erro

Teletandem no contexto de línguas próximas: Uma experiência interinstitucional com Português-Espanhol

RESUMO

Este trabalho é parte de um projeto de investigação em curso que visa observar como alunos brasileiros de graduação em Letras (Português e Espanhol) organizam e implementarm o ensino de Português para hispanofalantes no contexto de teletandem. Buscou-se avaliar a organização do conteúdo da língua portuguesa que os futuros professores estavam ensinando e o impacto da prática de teletandem sobre o desenvolvimento profissional em ambas as línguas. A metodologia está fundamentada na pesquisa qualitativa crítica. A análise dos dados aponta para o fato de que, devido à estreita relação entre as línguas, o contexto de aprendizagem virtual em teletandem requer a presença de um mediador com forte atenção para estabelecer contrastes linguísticos e culturais entre ambasas línguas.

Palavras-chave:
Teletandem; ensino de português língua-estrangeira, ensino de espanhol; formação do professor

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br