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O tratamento dos registros linguísticos nas orientações e nos diálogos contidos em livros didáticos de italiano

The treatment of language styles in the guidelines and dialogues contained in Italian textbooks

RESUMO

Os livros didáticos ocupam papel central nas aulas de língua estrangeira, constituindo, muitas vezes, o principal material através do qual o aprendiz entra em contato com a língua alvo. Diante disso, nessa investigação, examinamos se e como os livros didáticos Linea diretta e Rete!, empregados no ensino de italiano/LE no estado de São Paulo, tratam o continuum da formalidade. Para tanto, a partir de bibliografia pertinente (SOBRERO & MIGLIETTA, 2008SOBRERO, Alberto A.; MIGLIETTA, Annarita. 2007. Introduzione alla linguistica italiana. 2. ed. Bari: Laterza.; COVERI et al., 1998COVERI, Lorenzo; BENUCCI, Antonella; DIADORI, Pierangela. 1998. Le varietà dell’italiano: manuale di sociolinguistica italiana: con documenti e verifiche. Siena: Università per Stranieri di Siena/Roma: Bonacci.; BELL, 1984BELL, Allan. 1984. Language style as audience design. Language in society, v. 13, n. 2, p. 145-204.), selecionamos 16 critérios relacionados à variação de registro e observamos sua presença e tratamento nos 102 diálogos contidos nas duas obras, bem como nas orientações presentes nos livros do aluno e nos guias do professor. Com base no conjunto de dados reunido, é possível dizer que os livros didáticos estudados não tratam suficientemente essa dimensão da variedade e que se limitam quase exclusivamente a explicações superficiais sobre o uso do pronome tu em situações informais e Lei em contextos formais.

Palavras-chave:
ensino de italiano; livro didático; variedades diafásicas; registro linguístico

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