Acessibilidade / Reportar erro

Os gêneros do métier docente: a linguagem como instrumentalização do trabalho do professor

Teachers’ metier genres: Language as a teachers’ work instrumentalization

RESUMO

Ao focalizar o métier do professor, verifica-se que, para concretizar o real da atividade, esse profissional usa e ensina a linguagem. Ocorre que, muitas vezes, ele pode encontrar dificuldade na execução de tarefas cotidianas por não ter se apropriado de gêneros do discurso inerentes a seu fazer. Imerso nas temáticas de linguagem e formação docente (Bakhtin, 2011Bakhtin, M. (2011). Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes.; Rojo, 2015Rojo, R. H. R., & Barbosa, J. P. (2015). Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo, SP: Parábola Editorial.; Kleiman, 2008Kleiman, A. B. (2008). Os estudos de letramento e a formação do professor de língua materna. Linguagem em (dis)curso, v. 8, n. 3, p. 487-517.), este estudo busca inventariar os gêneros do discurso que constituem o trabalho do professor nos quatro níveis de ensino e refletir sobre a importância desses textos na concretização do fazer docente. A pesquisa se justifica pelo potencial que tem de contribuir para as discussões sobre os currículos de formação do professor, considerando a necessidade de se (re)conhecer o relevante papel desses gêneros do discurso em sua prática. A partir de um levantamento empírico, foi possível inventariar os gêneros utilizados no exercício da docência e organizá-los em quatro funções discursivas: atividade rotineira, comunicação interpessoal, planejamento e documentação.

Palavras-chave:
Inventário de Gêneros; Gêneros do Discurso; Letramentos; Discurso Docente; Métier Docente

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br