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Agir verbal, representações e responsabilidade enunciativa em sítios web institucionais * * Este artigo foi financiado pelos Fundos Nacionais da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, Projeto Estratégico UID/LIN/03213/2013 e bolsa de pós doutoramento SFRH/BPD/66300/2009

Verbal acting, representations and enunciative responsibility in institutional websites

RESUMO

Neste artigo visa-se a análise do agir verbal estruturado pelas atividades gerais a que está associado e que pode ser apreendido nos textos e nos discursos, e no caso em apreço nos sítios web, a partir do quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1997BRONCKART, Jean-Paul. 1997. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne, Delachaux et Niestlé (trad. portuguesa: 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo.) A. R. Machado Trad. São Paulo: EDUC., 2008a______. 2008a. Genre de textes, types de discours, et “degrés” de langue. Texto!, XIII(1). Disponível em: http://www.revuetexto.net/index.php?id=86. Acesso em: 20/01/2013.
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). Das análises efetuadas, em particular aos mecanismos de responsabilidade enunciativa, conclui-se que o ambiente virtual veio mudar a capacidade de agir das instituições. Assim, as instituições geram um “auto-retrato promocional” com maiores níveis de conhecimento e aproximação entre elas e o público, legitimam, paralelamente, a sua capacidade de ação e emitem um juízo de valor intrínseco às representações que delas constroem e que reflete, também, os interesses e necessidades dos públicos externos.

Palavra-chave:
agir verbal; representações; responsabilidade enunciativa; texto; sítios web

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