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Processamento cognitivo de erros sistemáticos preposicionais de acordo com L1 e o nível de competência em um corpus de textos escritos por alunos da ELE

RESUMO

O presente estudo baseia-se nos resultados de pesquisas anteriores sobre a frequência de erros preposicionais em um corpus composto por textos de alunos da ELE (Ferreira e Elejalde, 2017FERREIRA, Anita; ELEJALDE, Jessica. 2017. Análisis de errores recurrentes en un Corpus de aprendices de español como lengua extranjera (Corpus CAELE). Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, 17(3), 509-538.). A fim de aprofundar o processamento cognitivo de erros sistemáticos preposicionais de a, de, com, por e para, realizou-se um estudo piloto sob o paradigma do tempo de resposta (tempo rt.’response ‘) (Jiang, 2012JIANG, Nan. 2012. Conducting reaction time research in second language studies. New York / London: Routledge .). Para tanto, examinou-se a relação entre alunos L1 do ELE (alemão, francês e inglês), seu nível de competência (A2 e B1) e o comportamento do rt no uso de estratégias de feedback corretivo em textos escritos (FCE) na correção dos erros. Os resultados mostram que os alunos de L1 francês, tanto A2 quanto B1, têm um rt maior no processamento das estratégias de feedback em relação aos alunos de L1 alemão, segundo maior rt, e de L1 inglês, que têm o menor rt dos três idiomas. Estes resultados mostram uma certa relação entre um maior rt e maior eficácia do FCE, em ambos os níveis de competência, no caso de estudantes de língua francesa.

Palavras-chave:
aprendizes de corpus de ELE; tempos de resposta (rt); feedback corretivo escrito; papel de L1; preposições em ELE

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