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Vídeos Publicitários e o discurso da Tecnologia: Metáforas Verbo-Visuais

Video advertisements and the discourse of technology: Verbal-Visual Metaphors* * .Gostaria de agradecer a Shirlei de Godoi Carneiro pelas ilustraçõese a Junot de Oliveira Maia pela leitura de versões anteriores deste artigo.

RESUMO

Este artigo discute metáforas multimodais em um corpus de vídeos publicitários. O objetivo é discutir como essas metáforas constroem o discurso de sedução do espectador por meio da facilitação e explicação de conteúdos da área técnica de informática. Essas metáforas constituem-se por um complexo sistema: além do verbal, há diversos outros modos: como gestos, vestimenta, olhar e posição no quadro; todos encapsulados na imagem do vídeo. Resultados parecem indicar que tais metáforas servem para caracterizar produtos de uma determinada marca de computadores como superior em qualidade e facilidade de operação.

Palavras-chave:
Multimodalidade; Vídeos Publicitários; Metáfora; Modos de Linguagem

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