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Mediação Verbo-Visual: artefatos culturais de poder e controle para estudos de contexto escolar na pesquisa em Linguística Aplicada

RESUMO

Neste artigo exploramos os dados e discussões teóricas de uma pesquisa maior (Tanzi Neto, 2016VYGOTSKY. Lev. Semyonovich. 1981. The Instrumental method in psychology. In: WERTSCH, J. V. (Ed.). The Concept of Activity in Soviet Psychology. Armonk, NY: M. E. Sharpe. p.134-143., 2017) e apresentamos uma das ferramentas de análise do grupo de pesquisa NUVYLA-CNPq (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Escola de Vygotsky em Linguística Aplicada), criado em 2018. Embasados na tessitura de um diálogo entre Vygotsky, Bakhtin e Bernstein o grupo de pesquisa procura demonstrar como as dimensões dos enunciados verbo-visuais (artefatos) praticados nos espaços escolares -, travestidos de múltiplas linguagens, medeiam a formação da consciência humana. Para esta discussão, observamos a verbo-visualidade de diferentes expositores de dois contextos escolares públicos do Brasil. No primeiro, de base social e relações discursivas mais hierárquicas, ou seja, de enunciados verbo-visuais mais controlados o espaço escolar não é visto, pelos seus envolvidos, como ponte para alcançar novos projetos de vida e nem como espaço de pertencimento e de posicionamento sociais reconhecidos. No segundo contexto, de base social e relações de poder menos controlada, ou seja, que propicia a voz, a identidade e o posicionamento social dos seus participantes observamos uma reconfiguração das posições dialógicas e axiológicas dos seus envolvidos gerando um contexto social escolar de pertencimento e reconhecimento dos seus envolvidos para alcançar projetos futuros.

Palavras-Chave:
Mediação Verbo-Visual; Artefatos; Poder e Controle; Linguística Aplicada

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