Acessibilidade / Reportar erro

O processo de reflexão de coordenadores em um curso online

The reflective process of academic coordinators in an online course

RESUMO

A proposta deste texto é fazer uma releitura do fenômeno do processo reflexivo de coordenadores em um curso online de formação continuada, confrontando as considerações originalmente traçadas neste estudo com aspectos relacionados à pedagogia dos multiletramentos. Os dados que possibilitaram essa reflexão, coletados e interpretados com base na abordagem Hermenêutico-Fenomenológica (Freire: 2006FREIRE, Maximina Maria. 2006. Processo de tematização na abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. Seminário de Orientação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.; van Manen: 1990VAN MANEN, Max. 1990. Researching lived experience: human science for action sensitive pedagogy. London: The Althouse Press. ), revelaram que os temas constitutivos do processo de reflexão de coordenadores em um curso online, bem como o curso por meio do qual esses dados foram produzidos, parecem ter proximidade e alinhamento com os pilares constitutivos da Pedagogia dos Multiletramentos (Cope e Kalantzis: 2000COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (eds.). 2000. Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Future. Routeledge: London.).

Palavras-chave:
aprendizagem situada; reflexão; tecnologia; multiletramentos

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br